Todos os comentadores desportivos e pessoas que escrevem em determinados blogues, criticam o 4-4-2 clássico de Quique e apontam limitações, como se este esquema táctico fosse um esquema ultrapassado muitos até comentam que pouco se ganhou com este esquema, até chegam ao ponto de dizer que apenas o manchester united ganhou alguma coisa neste esquema táctico, mais uma vez discordo não porque sou teimoso apenas porque a história do futebol está mais uma vez do meu lado.
Arrigo Sacchi utilizava o 4×4×2 a desenvolver pressing alto e a toda a largura do terreno, ocupação plena de espaços e boa cobertura das faixas laterais e zona intermediária, adiantamento das linhas mais recuadas, com todos os sectores muito próximos, marcação à zona e ritmo de jogo muito elevado. Em quatro temporadas ao comando técnico do AC Milan, Sacchi venceu um Scudetto (87/88), uma Super Coppa de Itália (89), duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (88/89 e 89/90), duas Supertaças Europeias (89 e 90) e duas Taças Intercontinentais (89 e 90). Alex Fergusson que ganha titulos no manchester united com o 4-4-2 clássico, com plena ocupação dos espaços, equipa a jogar a toda a largura no terreno, intensidade de jogo e adiantamento das linhas mais recuadas. Wenger ganhou titulos com futebol bonito utilizando o 4-4-2 clássico, com as mesmas caracteristicas dos esquemas anteriores.Marcelo lippi esse monstro do futebol bem como Capello todos utilizam o 4-4-2 clássico ganhando dezenas de titulos . Juan Ramos no seu 4-4-2 clássico do sevilha ganhou duas taças uefas com excelentes resultados a todos os niveis, podia continuar mas ja chega.
Quique chegou ao Benfica tentado aplicar os mesmos principios de jogo, desenvolver um pressing alto a toda a largura do terreno, adiantamento das linhas mais recuadas, marcação a zona e elvado ritmo de jogo. Em determinados momentos desta epoca ja se viu o os ideais de jogo que Quique defende mas temos que dar tempo a Quique, mais uma vez digo Quique continua...
sábado, 6 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário